sexta-feira, 3 de agosto de 2012

As 500 melhores músicas de sempre

A revista Rolling Stone, fez em 2004 uma lista com as 500 melhores músicas de todos os tempos. Basearam-se na opinião de 172 músicos/pessoas ligadas ao mundo da música, o que, diga-se, até é uma tranche considerável de gente. Portanto, quantidade - confirma. Resta saber qualidade das opiniões. Ora já se sabe que uma lista destas, indexando num ranking coisas que não são propriamente comparáveis gera sempre polémica. E toda a gente quer subconscientemente ver melhor cotadas as bandas/músicas preferidas porque para si são mais valorosas. Mas que também se diga, não vejo porque cada um deva considerar a sua opinião menos válida do que a dos membros desse senado de número 172.
Passemos então ao Top 10:
  1. Like A Rolling Stone by Bob Dylan
  2. (I Can't Get No) Satisfaction byThe Rolling Stones
  3. Imagine by John Lennon
  4. What's Going On by Marvin Gaye
  5. Respect by Aretha Franklin
  6. Good Vibrations by The Beach Boys
  7. Johnny B. Goode by Chuck Berry
  8. Hey Jude by The Beatles
  9. Smells Like Teen Spirit by Nirvana
  10. What'd I Say by Ray Charles
Até não acho que estejam mal escolhidos os figurantes dos 10 lugares cimeiros, claro, eu próprio sinto falta de alguns nomes mas reconheço que talvez não consiga ser totalmente imparcial e portanto não reclamo. Agora o que eu acho estranho é que nas 500 melhores músicas de sempre, escolhidas pela revista Rolling Stone, a primeira seja Like a Rolling Stone e a segunda seja dos Rolling Stones... Concordo totalmente com a presença de I can´t get no satisfaction no Top10, embora não tanto em 2º, e considero Bob Dylan o maior compositor da história do rock, mas esta é uma lista de músicas não de músicos, e acho o tributo exagerado. Exagerado e suspeito.
Agora de uma análise mais geral da lista há conclusões interessantes. Se quiserem espreitar o resto da lista podem fazê-lo aqui.
Das 500, 352 são made in USA e 117 do Reino Unido. Mostrando que quem quiser fazer uma das maiores músicas de sempre deve fazê-lo preferencialmente nos states ou em Inglaterra. Outros países com entradas são a Irlanda com 12, Canadá com 10, Jamaica com 7 (viva o Bob Marley), Australia com 3 e uma música qualquer dos ABBA a safar a Suécia.
Os Beatles são os melhor representados com 23 músicas, que num cálculo rápido me diz que eles foram responsáveis por praticamente 5% das grandes músicas do mundo. Bem distanciados, em 2º vêm os Rolling Stones com 14, depois Bob Dylan com 13, Elvis com 11, U2 com 8 (que é um exagero) e The beach boys e Jimmy Hendrix com 7.
Numa análise por décadas vemos que os anos 60 foram os mais frutíferos com 204 entradas, seguidos pelos anos 70, estes com 141. A década em que eu nasci, que foi a de 90, acusou a crise do Rock and Roll, só salva pelo grunge, com apenas 22 músicas, que é menos do que os Beatles fizeram sozinhos.
Há dois anos reeditaram a lista para introduzir umas músicas do Jay-Z e dos U2(ainda mais...), uma da Beyoncé e ainda a incontornável música do guarda-chuva.
Para além disso, e para terminar, só há uma música cantada totalmente noutra língua que não a inglesa que é La Bamba, na posição 354.


Esta que só não foi escolhida como a melhor de sempre porque seria evidente demais...

1 comentário:

  1. Não concordo nada com esta selecção. Não posso dizer que as músicas do top 10 não sejam boas, porque são. Mas, só a título de exemplo, desde quando é que a Imagine (3) é melhor do que a Stairway to Heaven (31)? Grande disparate!

    Outra coisa, onde estão os Pink Floyd? Só aparecem pela primeira vez na 314ª posição com a Comfortably Numb. :o
    Queen? 163ª com a Bohemian Rhapsody :o

    E, de facto, os U2 estão SOBREvalorizados. A One que é uma música, vá, bonitinha, figura na 36ª posição. Muitíssimo acima de grandes clássicos, uma injustiça na minha óptica.

    ResponderEliminar

Speak up your mind!